carbonium_ion.png

Contexto


A empresa WayCarbon traz como foco temáticas como sutentabilidade e a mudança climática. Inicialmente surgindo como consultoria na área, tem se introduzido cada vez mais na área de desenvolvimento de softwares, especialmente após ser adquirida pelo Grupo Santander, o que vem acelerando bastante o processo.

Como parte dos membros fundadores da Chapter de UX, com Michelle sendo uma das primeiras Product Designers da empresa e Maycon se conectando ao time alguns meses depois, esteve sob nossa responsabilidade o redesign de todo o processo ou, mais apropriadamente, foi passado a nós e nossos demais colegas criar um processo de trabalho do zero.

Uma das tarefas chave definidas para o nosso processo de estruturação foi a criação de um design system que atendesse a todos os futuros produtos do hub de softwares da WayCarbon, de forma escalável. O Climas, por exemplo, atualmente o único software da companhia, é considerado internamente como um sistema de código legado que, quando concebido em meados de 2020, não foi construído como um produto digital, mas sim “digitalizando” os serviços já oferecidos pelos consultores da área de Consultoria da WayCarbon. Questões importantes que interferem na experiência do usuário como usabilidade e acessibilidade não foram priorizadas durante a concepção e construção do produto, tampouco a evolução para melhorar o que já havia sido implementado teve a dada atenção, o que acaba refletindo de forma negativa em uma interface sem padronização e com experiência muitas vezes confusa, já que diferentes páginas do sistema possuem formas de composição de elementos, interação e comunicação totalmente dessemelhantes durante a jornada.

Diante do cenário descrito, a criação de um design system emerge, portanto, como uma necessidade fundamental para garantir a consistência e usabilidade em todos os produtos. O desenvolvimento do design system como produto interno não só resolverá os problemas atuais, mas também pavimentará o caminho para a criação de produtos digitais alinhados com os valores e objetivos da WayCarbon, fortalecendo sua posição no mercado de sustentabilidade corporativa.

Prévia do problema da falta de padronização encontrada em toda a interface do Climas

Prévia do problema da falta de padronização encontrada em toda a interface do Climas

Escopo


Dentre os Product Designers que compõem a chapter de UX, fomos designados como os responsáveis por escalar o design system e torná-lo um produto interno que atenda aos demais produtos da carteira com impacto e práticas de desenvolvimento melhores. Para tal, trabalhamos em conjunto a desenvolvedores e incluímos stakeholders a medida que mostrou-se necessário com o intuito de estabelecer determinadas ações e o que seria priorizado.

Com um prazo apertado para entrega de um style guide que já pudesse ser utilizado por todos os Product Designers, visto que os novos produtos ou melhorias já começariam a se alimentar do mesmo, mostrou-se necessário realizar priorizações junto aos demais profissionais de UX para compreender quais os componentes mais essenciais e prioritários para entrega de curto prazo.

Na prática, trabalhamos de forma simultânea tanto na parte de guia de estilo quanto na documentação dos componentes, seguindo uma forma organizacional como squad e realizando alinhamentos com os desenvolvedores responsáveis para codagem dos componentes e esclarecimento de dúvidas, sempre que necessário.

Todo o trabalho realizado pela squad do Carbonium Ion DS, composto por designers e desenvolvedores, seguiu um workflow pré-estabelecido e acordado entre os times, a ser apresentado em um tópico mais à frente.

Squad de Design System Ops do Carbonium Ion

Squad de Design System Ops do Carbonium Ion

Powered by Fruition